>> CONTEÚDO
21
Fev
04 MOTIVOS PARA ADERIR AOS MODELOS DE CONSUMO COLABORATIVO

Você já ouviu falar sobre consumo colaborativo? Se não sabe muito do que se trata, pode ter certeza que mesmo sem saber você já o praticou de alguma forma. Sabe aquela festinha onde cada um dos convidados leva algo pra beber ou comer? E aquela vez que você rachou a gasolina da viagem com os amigos para sair mais em conta? Pois é, o consumo colaborativo está em nossas vidas de diferentes formas e o Grupo REDE+ elenca aqui 04 motivos pelos quais devemos aderir cada vez mais aos modelos colaborativos.

 

O QUE É?

Não tem nada inédito no consumo colaborativo, na verdade os modelos de consumo através da troca já eram utilizados por nossos antepassados antes mesmo de existir o tão desejado “dinheiro”. O movimento que está acontecendo hoje, possibilitado através da internet e das redes sociais, é a volta da utilização de modelos colaborativos em busca de alternativas nesses tempos de dificuldades financeiras.

 

A ideia de consumo e de que o sucesso financeiro significa necessariamente “possuir coisas” está sendo modificada. Você já parou para refletir sobre a quantidade de objetos e coisas que você compra, mas pouco utiliza? Sem contar aquelas roupas que nunca vestiu. Lembra-se daquele martelo que comprou? Já pensou na quantidade de vezes que ele foi utilizado e o tempo em que fica parado em sua casa? São exatamente esses questionamentos que o consumo colaborativo traz. Traz o pensamento de que você não precisa “possuir” para “usufruir”. Além de produtos, vários profissionais também estão ofertando troca de serviços. Você faz algo que eu preciso e eu faço algo que pode te servir. Troca realizada!

Veja os 04 principais motivos para você entrar de cabeça nesse modelo.

 

01.ECONOMIA

Esse é um dos fatores mais importantes do consumo colaborativo. Através de sites e aplicativos, você pode trocar coisas que você não usa mais por algo que você estava pensando em comprar. Pode pegar emprestado ou até mesmo receber de alguém que esteja fazendo uma doação. Você passa a repensar a necessidade de comprar as coisas, principalmente supérfluos. A pergunta que se deve fazer sempre: “eu preciso realmente possuir isso?”.

 

02.APROXIMAÇÃO DAS PESSOAS

Você conhece seus vizinhos? As pessoas que moram perto da sua rua? Ao utilizar um modelo colaborativo, você pode criar uma rede de contatos. Tem aplicativos que funcionam através de trocas entre vizinhos. Isso pode resultar em um papo com café, ou uma praia no final de semana. A consumo colaborativo impulsiona as relações humanas.

 

03.DESAPEGO

Quem começa a utilizar um modelo colaborativo tem que praticar a arte do desapego. Você passa a questionar a necessidade de ter tantas coisas que não são utilizadas em sua casa. Será que preciso desse boné que nunca mais usei? Posso doá-lo ou trocá-lo! E essa furadeira parada aqui? Acho que posso emprestá-la e depois pegar emprestado algo que eu precise. Experimentar a coletividade envolve também confiança. Você pratica a confiança quando empresta algo para um estranho ao mesmo tempo em que outro alguém vai confiar em você. É sempre uma troca.

 

04.PRÁTICA SUSTENTÁVEL

Além de tudo que elencamos, os modelos colaborativos se baseiam em práticas sustentáveis. Pois, quanto mais diminuímos o consumo desenfreado e a compra de coisas supérfluas, passamos a exigir menos da indústria. Se você passa a trocar livros em um aplicativo, você não vai mais precisar comprar a quantidade de livros que faria outrora. Isso faz com que menos livros sejam produzidos e uma quantidade menor de papel seja desgastada (o ambiente agradece). A lógica funciona mais ou menos assim.

 

Veja aqui uma lista com alguns sites de consumo colaborativo.

 

Você sabia que o coworking também é um modelo colaborativo? A REDE+ tem em seu DNA a cultura da colaboração, por isso que disponibilizamos espaços de coworking para que os empreendedores possam reduzir os seus custos para manter os seus negócios.

 

Agende uma visita e conheça nossos espaços!

 

REDE+ Salvador/BA

Endereço: Avenida Sete de Setembro, nº 3959, Barra.

(71) 3042-3041

salvador@gruporedemais.com

 

REDE+ Aracaju/SE

Endereço: Praça Getúlio Vargas, nº 063 – São José.

(79) 3022-0711

aracaju@gruporedemais.com

 

Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook Instagram

CONTATO

Faça parte da comunidade Rede +e trabalhe em um lugar incrível

Seja um franqueado da Rede+

Faça o seu evento na Rede+

Participedo nosso programa de mentoria

SALVADOR - BA

Av. Sete de Setembro, nº 3959, Barra
(71) 3042.3041

ARACAJU - SE

Praça Getúlio Vargas, nº 63, São José
(79) 3022.0711