>> CONTEÚDO
26
Jul
17 Projetos de Impacto Social vão participar de uma aceleração em imersão de 3 semanas em Salvador

O BAANKO CHALLENGE SALVADOR 2016 é uma aceleração colaborativa para projetos e negócios de impacto social liderada pelo Grupo Rede+ que acontece na cidade de Salvador, entre os dias 19 de Novembro de 10 de Dezembro. A melhor equipe, escolhida por personalidades do mercado, receberá um prêmio surpresa ao final da competição.

 

O Grupo Rede+ e seus parceiros convida a todos para participarem do BAANKO CHALLENGE SALVADOR 2016, um evento inédito no nosso estado que vai contar com a participação de 17 projetos, relacionados com cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

O evento é uma co-realização com influentes players do Ecossistema de Inovação Social, Empreendedorismo e Inovação da Região.

 

SOBRE O PROGRAMA

 

Está sendo realizado em Salvador entre os dias 19 de novembro e 10 de dezembro, o BAANKO CHALLENGE SALVADOR 2016, programa de aceleração de projetos de impacto social com organização em parceria do Grupo Rede+ em parceria com a aceleradora brasileira de projetos de impacto, BAANKO.

 

O principal objetivo do evento é fomentar o Empreendedorismo Social e os Negócios de Impacto no Estado da Bahia. Facilitamos o encontro entre profissionais competentes e engajados com organizações com ou sem fins lucrativos que desenvolvem projetos inovadores orientados para promover transformações com impactos sociais nos diversos contextos e áreas de atuação.

 

Já foram realizadas mais de 9 edições no Brasil e mais outras duas no Chile e na Argentina, totalizando a quantidade de mais de 80 projetos de impacto acelerados, mudando a vida de milhares de pessoas.

 

Para esta edição, foram selecionadas Projetos Sociais de Impacto (PSI) executados por empreendedores, organizações com ou sem fins lucrativos, grupos e coletivos da sociedade civil do Estado da Bahia com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) que receberão 60 horas de capacitações gratuitas de alto nível e suporte de mentores qualificados e experientes durante o período de três semanas.

 

O evento de abertura, 19 de novembro, contou com a presença dos donos dos projetos, voluntários e mentores de mercado, em uma programação intensa durante o dia. Tivemos a participação de Kiko Kislansky, empreendedor social que trouxe o case da Euzaria (empresa de capitalismo solidário). Além disso, Joana “Jojo” Pagy, sócia da aceleradora de negócios sociais BAANKO. Mais do que palestras, tivemos intervenções artísticas e culturais animando o evento, desde dança com o pessoal do Fit Dance, sessão de meditação fruto da parceria entre o Espaço Ananda Luz e Padma Terapias Holísticas, finalizando o dia com o músico Jai Souza.

 

Para o dia 10 de dezembro, estamos programando uma agenda ainda mais intensa e inspiradora. Já está confirmada a ilustre participação de Maria Rita, da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos com a missão de fomento ao investimento anjo e apoio ao empreendedorismo de inovação brasileiro. Os participantes podem esperar ainda mais atrações culturais e intervenções artísticas no evento de encerramento do programa. Junto com ela, para falar da experiência com negócios de impacto social, teremos Rodrigo de Mello Brito, foi co-fundador da WTT Brasil (World-Transforming Technologies) e da Iniciativa Emerge, organizações que identificam e apoiam inovações tecnológicas com alto potencial de mercado e impacto social e ambiental. Também foi co-fundador da Aliança Empreendedora e da INK, empresa que co-idealizou e realizou programas como o Projeto Legado e o Laboratório da Fundação Estudar.

 

Entre o evento de abertura e o de encerramento, os participantes terão um total de 60 horas de capacitação divididas em três ciclos. Na Semana 1: Problema Identificado, Mercado e “O que é Impacto" com a participação das organizações Seja Semente, Cazulo, Choice e ComoNow. Semana 2: Solução, MVP, Canvas Social, Cenários Financeiros, “Como medir Impactos" ministrados pelos parceiros Invento, Ana Pires, Lx-360, STS Contabilidade e StartOnApp. Finalizando a Semana 3: Canais de comunicação, Validação “Go to Market”, Impact Investing, Pitch Social, com colaboração de Thiago Bastos, Share Social Media, Grupo VVM e It’s Blue.


O BAANKO CHALLENGE SALVADOR 2016 está sendo co-realizado com outras instituições e empresas participantes do ecossistema de empreendedorismo inovação, que também acreditam no potencial de impacto desses projetos.

Dentre elas, podemos destacar a SECTI, SEBRAE, REDE BAHIA, AJE-BAHIA, R-BEI, AIESEC, UNIJR-BA, JABAHIA, SER NEGÓCIOS SOCIAIS, SEJA SEMENTE, a LIGA UNIVERSITÁRIA DE EMPREENDEDORISMO DE SALVADOR, STARTONAPP, LX-360, IT’S BLUE, SHARE SOCIAL MEDIA, GRUPO VVM, ENGETOP, COMONOW, NEJ-UFBA, NOSSA CASA COLABORATIVA.

 

PROGRAMAÇÃO

 

O programa terá como pontos de destaque os eventos de Abertura e Encerramento, nos dias 19 de Novembro e 10 de Dezembro na sede da Rede+ Salvador, situada no Porto da Barra, Avenida Sete de Setembro, 3959, Salvador. Os eventos serão fechados aos inscritos como voluntários na aceleração dos projetos, mentores e convidados especiais. Mais em www.baanko.com/Salvador/2016/#programacao

 

AGENDA DO EVENTO ENCERRAMENTO:

 

  • 08:30 - Café Colaborativo

  • 09:30 - Reabertura do BAANKO CHALLENGE: Início do nosso segundo encontro.

  • 10:00 - Pitch dos PSI: apresentação final sobre o desenvolvimento de cada um dos projetos.

  • 11:15 – Palestra: Presença de Rodrigo Brito, falando da sua experiência em uma carreira voltada para negócios de impacto social.

  • 12:00 - Almoço + Intervenções Culturais

  • 13:30 - Mini-Oficina: capacitação voltada para a continuidade das melhorias promovidas durante o Baanko Challenge.

  • 15:00 – Meditação

  • 15:10 – Talk de André: BAANKO

  • 15:30 – Talk Maria Rita: Investimentos

  • 15:40 - Agradecimentos Especiais + Sobre ODS

  • 16:30 - Divulgação do Resultado e entrega de prêmios.

  • 17:00 - Por do Sol + Happy Hour: Comemoração de encerramento do evento.

 

RESUMO DOS PROJETOS SOCIAIS DE IMPACTO (PSI) SELECIONADOS E SEUS RESPECTIVOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

 

Hub de Conexão (ODS Nº 1 - Erradicação da Pobreza): Plataforma de conexão entre projetos/programas que tenham foco na inserção social da população de rua para o mercado de trabalho;


Dus Quintais (ODS Nº 2 - Fome Zero): Desenvolvimento da agricultura urbana, sob a forma de hortas comunitárias orgânicas nos quintais situados nos bairros do Carmo e Santo Antônio Além do Carmo, propiciando a segurança alimentar, segurança patrimonial, geração de renda e inclusão social.

 

Co-esportes e Saúde (ODS Nº 3 - Boa saúde e bem-estar): Desenvolvimento de ecossistema para apoiar o empreendedorismo esportivo e a prevenção a saúde dos atletas, oferecendo serviços, trazendo inovação e capacitação para os gestores. Potencializando assim, a cadeia produtiva das entidades esportivas: federações, ligas, associações e clubes esportivos.

 

Grato (ODS Nº 4 - Educação de qualidade): Empresa de vestuário, onde cada produto vendido se reverte em um kit escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social. Transformando as compras em um ato de solidariedade.

 

D IDEIA (ODS Nº 5 - Igualdade de Gênero): Coletivo de Comunicação Livre, que atua com dinâmica entre arte e informação, abordando diferentes linguagens e personagens oferecidas por Salvador. Tem como objetivo, ser uma mídia de geração e publicação espontânea de editorial livre. Além disso, suscitar o pensamento crítico e a narrativa da comunicação social com as vozes da rua.

 

SDW (ODS Nº 6 - Água limpa e Saneamento): Soluções sustentáveis e inovadoras para purificar a água de pessoas com fragilidade econômica através de tecnologias sociais.

 

COSOL (ODS Nº 7 - Energia acessível e limpa): Mercado virtual de energia solar compartilhada;

 

Muxarabis (ODS Nº 8 - Emprego digno e crescimento econômico): Produção de móveis residenciais e urbanos, tendo como matéria-prima peças de materiais descartados e com possibilidades de serem reutilizados e reciclados. Foco na criação de uma rede de parceiros composta por pequenos artesãos, marceneiros e cooperativas que trabalham com recicláveis.

Realidade Virtual (ODS Nº 9 - Indústria, inovação e infraestrutura): Contribui para a melhoria da educação nas escolas públicas brasileiras, utilizando a tecnologia dos óculos de realidade virtual e um software no estilo "GAME" para auxiliar os alunos no aprendizado de disciplinas básicas do ensino médio.

 

ESPAVOH (ODS Nº 10 - Redução das desigualdades): Impulsiona o ritmo criativo e produtivo no ambiente de trabalho e vida pessoal. Tem como propósito, oferecer conhecimentos, práticas e ferramentas que ajudam na transformação do mindset e conduta dos integrantes de um time, encaminhando-os à alta performance e bem-estar social.

 

Coco Paper (ODS Nº 11 - Cidades e Comunidades sustentáveis): Focada em disseminar para cooperativas de catadores e recicladores a tecnologia da extração da fibra de coco verde e o seu aproveitamento para produção de papel artesanal, que por sua vez pode ser utilizado na confecção de artesanato.

 

Inovart (ODS Nº 12 - Consumo e produção sustentáveis): Contribuição para valorização dos produtos artesanais feitos com resíduos têxteis, promovendo a relação entre designers e artesãos no desenvolvimento de produtos inovadores.


Amabilis (ODS Nº 13 - Combate às alterações climáticas): Desempenha seu papel para que soluções sobre sustentabilidade cheguem de forma efetiva na casa das pessoas e famílias em ambiente urbano.

 

Salvamar (ODS Nº 14 - Vida debaixo d'água): Promove a educação ambiental e disseminar a cultura de preservação do ecossistema marinho e saúde humana. A proposta do projeto é preservar a qualidade de vida do ecossistema marinho, retirando da faixa de areia os resíduos deixados pelos banhistas que utilizam a área como espaço de lazer.


Raízes (ODS Nº 15 - Vida sobre a terra): Ferramenta para facilitar o comércio de produtos de famílias campesinas e um suporte à tomada de decisões para investimentos dos governos e/ou empresas na produção familiar rural.


Donatte (ODS Nº 16 - Paz, justiça e instituições fortes): Marketplace que gera doações para Instituição de Ação Social convertendo vendas de pessoas ou negócios em doação ou transformando campanhas beneficentes em anúncios de compra de itens ou doação direta via cartão de crédito.


Recicla Agora (ODS Nº 17- Parcerias em prol das metas): Plataforma para aumentar e incentivar o nível de coleta seletiva mundial. Os usuários da plataforma visualizam no aplicativo, ou no site, os locais cadastrados como ponto de coletas e se dirigem até o local para entregar o material reciclável ganhando créditos na plataforma.

O QUE É A REDE+

 

Somos uma rede de ambientes colaborativos para o desenvolvimento empreendedor, com conexão real de ideias, pessoas e negócios e que oferece todo o suporte que os novos empresários precisam. Através da Rede+ os empreendedores encontram espaços, acesso a comunidades inovadoras e todos os serviços para alavancar o negócio. Escritório Virtual, Coworking, cursos, mentorias, aceleração, eventos inovadores, programas de desenvolvimento e serviços complementares são alguns dos serviços que o Grupo vem fomentando em Salvador e Aracaju, e em breve em todo o Brasil.

 

Conheçam mais sobre o Grupo Rede+ no site: www.gruporedemais.com e redes sociais pelo @gruporedemais



O QUE É O BAANKO

 

O Baanko Group é um conjunto de iniciativas cujo propósito é qualificar Negócios de Impacto. Possui como objetivo empoderar empreendedores e projetos para aperfeiçoar seus produtos e serviços, gerando mais impacto e ampliando a sua rede de desenvolvimento.

 

O BAANKO busca novas ideias e capacita e conecta investidores para contribuir para Negócios que, muito além de gerar lucro, conseguem alcançar retorno financeiro e solucionar problemas Socioambientais. As iniciativas atuam dentro de um ciclo: o início como Projetos Sociais, o processo para transformá-los em Projetos Sociais de Impacto, até o último nível como um Negócio de Impacto Qualificado e Sustentável.


Saiba mais através do site www.baanko.com

 

O Baanko Challenge Salvador 2017 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador e do Banco do Nordeste do Brasil; parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceria de mídia com o site Aratu Online e com o Jornal Correio; Uranus 2; Junior Achievement Bahia; ADV Junior – Consultoria Jurídica; Village Marcas e Patentes; Nossa – Casa Colaborativa; Fundiz; Torrres e Pires – Advogados Associados; Propaweb; Solidareasy; Consulting – Consultores Associados; Associação de Jovens Empreendedores (Aje Bahia); Associação Baiana de Startups; Global Shapers Community Salvador da Bahia.

CONTATO

Faça parte da comunidade Rede +e trabalhe em um lugar incrível

Seja um franqueado da Rede+

Faça o seu evento na Rede+

Participedo nosso programa de mentoria

SALVADOR - BA

Av. Sete de Setembro, nº 3959, Barra
(71) 3042.3041

ARACAJU - SE

Praça Getúlio Vargas, nº 63, São José
(79) 3022.0711