>> CONTEÚDO
16
Set
Baanko Challenge Salvador começa a todo o vapor

Na manhã deste sábado (16), foi dada a largada para as três semanas de atividades do Baanko Challenge Salvador 2017, o maior programa de pré-aceleração de projetos de impacto social da América Latina, presente em 3 países e em 9 cidades brasileiras. Está é a segunda vez que a iniciativa acontece em Salvador, capitaneada pelo Grupo Rede Mais e, nesta edição, conta com mais de 100 participantes, entre os representantes dos 16 Projetos e participantes voluntários, bem como 17 mentores e 14 facilitadores.

 

O Forte de São Diogo, banhando pelas águas da Baía de Todos os Santos, foi o palco da abertura do programa. Um café colaborativo deu a energia de que todos precisavam para começar as atividades de evolução dos projetos (todos embasados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas). O desejo de mudar a realidade de quem precisa deu um gás extra aos participantes que - em um intervalo de sete horas – finalizaram o dia já com a definição de projetos e participantes e de qual mentor iria acompanhar cada ideia.

 

Nesta segunda (18), já aconteceu a primeira capacitação, liderada por Iracema Marques da Ser Consultoria. A profissional abordou, com os participantes e voluntários, o tema ‘O que é impacto social?’.

 

O encerramento do Baanko Challenge Salvador vai acontecer no dia 07 de outubro, durante o Startup Day do Sebrae, no Hotel Fiesta.  Nesse dia, além do anúncio dos projetos que mais se engajaram, acontece a palestra de Monique Evelle, integrante do programa televisivo Profissão Repórter. Monique está entre as 25 mulheres negras mais influentes da internet no Brasil.

 

O Baanko Challenge Salvador 2017 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador e do Banco do Nordeste do Brasil; parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceria de mídia com o site Aratu Online e com o Jornal Correio; Uranus 2; Junior Achievement Bahia; ADV Junior – Consultoria Jurídica; Village Marcas e Patentes; Nossa – Casa Colaborativa; Fundiz; Torrres e Pires – Advogados Associados; Propaweb; Solidareasy; Consulting – Consultores Associados; Associação de Jovens Empreendedores (Aje Bahia); Associação Baiana de Startups; Global Shapers Community Salvador da Bahia.

 

Conheça os projetos que serão acelerados:

Seed: é uma plataforma que conecta organizações e voluntários na construção de uma sociedade mais solidária;

Farmácia Botânica: Uma farmácia botânica com participação percentual de 80% do gênero feminino, especialmente em situação de pobreza e/ou violência/abuso;

Pure: Sistema de monitoramento da qualidade da água

MeEnsina: Através de colaboração, conecta presencialmente alunos que buscam ensinar e aprender;

A Preta Chefe: Roupas para mulheres negras periféricas;

Mosquito Zero: Tecnologia, inteligência e precisão no monitoramento e tratamento com larvicidas em criadouros do aedes aegypti, inacessíveis por via terrestre, através de drones;

OmniSensor: Analisa de maneira inteligente os dados de qualidade de energia e consumo de determinado ambiente (comércio, indústria, residência) para permitir que as pessoas possam economizar e tomar melhores decisões;

Viva Pelô: Um Market place que visa à difusão e apropriação cultural do pelourinho;

MoviTec Solidário: Visa o conserto de equipamentos eletrônicos que não têm mais utilidade ou com defeitos para as empresas por alunos de cursos de eletrônica, universitários de TI ou associações afins e a reutilização por crianças que não tem acesso a computadores;

Mentores - Educação Criativa: Busca atender jovens de 17 a 22 anos que concluíram ou estão para concluir o Ensino Médio, capacitando-os de forma objetiva, com métodos de produção textual de alto padrão e técnicas de interpretação crítica dos fatos.

Jogo Marco Polo: Direcionado a crianças de 8 a 11 anos, tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar esse público para os desafios das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no deslocamento pela cidade.  

Jogo educativo Aventura Ambiental: Disseminar a educação ambiental de forma lúdica e sutil, através do jogo de tabuleiro desenvolvido a partir do cenário e cultura de Salvador.

Zênite: Visa amenizar os impactos do processo de desertificação que vem se agravando no Nordeste, gerando receita - para amanutenção do projeto e o financiamento de soluções com a tecnologia CSP (concentrated solar power).

Compostagem Urbana Biorgânica – CUBO: Promover a transformação de resíduos sólidos orgânicos em fertilizantes, possibilitando a reintrodução dos mesmos na cadeia produtiva de alimentos;

Onda Infinita: Incentiva, apoia e financia todas as ações, projetos e produtos que gerem impactos positivos através da nossa plataforma diferenciada de Crowdfunfing ou matchfunding.

 

99por1: Serve como um portal interativo de integração entre todos os interessados no terceiro setor e o público carente.

 

CONTATO

Faça parte da comunidade Rede +e trabalhe em um lugar incrível

Seja um franqueado da Rede+

Faça o seu evento na Rede+

Participedo nosso programa de mentoria

SALVADOR - BA

Av. Sete de Setembro, nº 3959, Barra
(71) 3042.3041

ARACAJU - SE

Praça Getúlio Vargas, nº 63, São José
(79) 3022.0711