>> CONTEÚDO
31
Jan
CROWDFUNDING: O QUE É E COMO UTILIZAR

Você já ouviu falar a respeito do crowdfunding? Para ficar mais simples, ele também é chamado de financiamento coletivo e tem ganhado bastante destaque no mundo inteiro nos últimos anos. Quer saber mais? O Grupo REDE+ te ajuda a entender um pouco mais sobre esse formato e te dá algumas dicas de como submeter um projeto.

O crowdfunding ou financiamento coletivo ganhou um nome abrasileirado: “vaquinha virtual”. O formato surgiu em 2005 e começou a ganhar força em 2009. No Brasil, apareceu em 2011, e hoje está disponível em mais de 160 países. Trata-se de um sistema simples de financiamento colaborativo, disseminado pela internet que foi possibilitado através da facilitação de realização de transações bancárias virtuais e das criações de redes sociais onde os contatos são agrupados e acessados facilmente de forma coletiva. Nesse modelo, as pessoas investem pequenas quantias em determinada ideia de negócio ou projeto e em troca ganham recompensas que variam de acordo com o valor doado ou investido. Projetos de diversas áreas já foram apoiados, desde a área cultura, empresarial, até projetos de caráter social.

 

COMO FUNCIONA

Basicamente, os empreendedores criam uma campanha de arrecadação para o projeto que pode ser apresentada através de textos, vídeos e fotos. Essa campanha deve possuir uma meta financeira a ser atingida. Dentro desse planejamento, devem-se criar cotas de contrapartida para os apoiadores e investir massivamente na divulgação. Caso a sua meta não seja atingida, os usuários que apoiaram recebem o dinheiro de volta ou podem utilizá-lo para apoiar outro projeto. Se o seu projeto bater a meta, ele vira realidade (e você contribui com uma porcentagem desse valor para o site da campanha). Um grande valor dividido entre milhares de apoiadores torna-se pouco, porém, é o bastante para quem o recebe tornar ideias em realidade. Esse é o princípio básico do crowdfunding.

O financiamento coletivo vem sendo usado de diversas formas para apoiar diferentes tipos de projetos. Já foi utilizado para arrecadar dinheiro para artistas; jornalismo cidadão; pequenos negócios e startups; campanhas políticas; iniciativas de software livre; filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

Se interessou em colocar o seu projeto em prática? A REDE+ deixa alguns passos para te ajudar nesse processo:

 

DICAS PARA COLOCAR SEU PROJETO EM UM SITE CROWDFUNDING:

 

Passo 1: Definição do que é o projeto e qual a sua justificativa de realização através de financiamento coletivo. Você deverá mostrar porque é importante que o usuário apoie o seu projeto;

Passo 2: Definição de contrapartida para o público apoiador: cotas de apoio com brindes etc. Por exemplo: se um usuário apoia a produção de um aplicativo, ele pode ganhar acesso a um material exclusivo. Caso outra pessoa apoie em uma cota maior de dinheiro, ela ganha o material exclusivo + um entrada para o jantar de lançamento;

Passo 3: Agora a parte em que você coloca a mão na massa! Escrita do projeto na plataforma e gravação de vídeos: deixar claro no material a importância do projeto e o motivo pelo qual ele não aconteceria sem o financiamento coletivo;

Passo 4: Montar estratégia de divulgação da sua campanha: ela tem prazo e precisa atingir a meta de apoio.

Passo 5 (EM CASO DE FALHA): Caso você não consiga completar a campanha, é hora de reavaliar o projeto e ver em que você falhou;

Passo 5 (EM CASO DE SUCESSO): Caso obtenha sucesso, é importante publicizar todas as etapas de realização do projeto para que o público veja em que aplicou o seu dinheiro. E sempre cumpra o que foi prometido!

 

A escolha da plataforma de apoio que será utilizada tem que estar de acordo com o tipo e proposta do seu projeto. Listamos aqui alguns dos maiores sites de crowdfunding:

 

·         Vakinha

·         Kickante

·         Kickstarter

·         Indiegogo

·         Catarse

·         Benfeitoria

·         Juntos.com.vc

·         Bicharia

·         Idea.me

 

Agora é se jogar de cabeça no projeto e boa sorte! Depois volta e conta pra gente qual foi o resultado. ;)

CONTATO

Faça parte da comunidade Rede +e trabalhe em um lugar incrível

Seja um franqueado da Rede+

Faça o seu evento na Rede+

Participedo nosso programa de mentoria

SALVADOR - BA

Av. Sete de Setembro, nº 3959, Barra
(71) 3042.3041

ARACAJU - SE

Praça Getúlio Vargas, nº 63, São José
(79) 3022.0711