>> CONTEÚDO
26
Jan
VOCÊ CONHECE O MÉTODO SCAMPER?

Se realizar uma simples reunião de brainstorm acaba se tornando uma bagunça na sua empresa e os colaboradores acabam não participando como o desejado, a REDE+ trouxe uma dica que pode mudar completamente a dinâmica dessas reuniões. Você já ouviu falar do método SCAMPER?

 

O método Scamper é uma técnica de geração de ideias que pode ser utilizada durante reuniões de brainstorm para trabalhar a inovação, soluções criativas e geração de novos produtos e serviços ou, até mesmo, criá-los a partir da adaptação de outros já existentes. O Scamper auxilia na organização e direcionamento da reunião, assim como na compilação dos dados coletados.

 

A palavra SCAMPER é uma sigla formada pelo nome das etapas do processo (que também é conhecida como SCAMCEA) e surgiu na década de 1970 com a ideia de incentivar e impulsionar o processo criativo nas organizações e também mostrar que não é necessário ter funcionários criativamente geniais para desenvolver um processo criativo.

 

Veja abaixo as etapas:

 

  • S – Substituir: O material, ingredientes, nomes ou processos utilizados atualmente poderiam ser substituídos por outro? Por qual ou quais?

  • C – Combinar: Os materiais, interesses ou conceitos poderiam ser combinados de forma diferente?

  • A – Adaptar: O tamanho, ajuste ou qualidade poderiam ser adaptados, aumentados ou arrumados de forma diferente?

  • M – Modificar, maximizar, minimizar: É possível modificar a cor, sabor, cheiro, forma ou textura do produto?

  • P – Propor novos usos: Seria possível pensar em outras utilidades para o produto/serviço (nova situação, novo tipo de cliente, novo mercado, novos benefícios)? Quais?

  • E – Eliminar: Seria possível eliminar características, tamanho ou peso e criar um novo produto/serviço?

  • R – Reorganizar: É possível reorganizar, dispor de maneira diferente ou mesmo pensar em diferentes números de itens e criar um novo produto ou serviço?

 

Durante a utilização do método, é importante ter em mente que é interessante que pessoas de diferentes perfis e áreas de conhecimento participem. A ideia é gerar uma grande quantidade de ideias, mesmo as mais estranhas. Elas podem servir como inspiração para outras boas ideias ou, no final, podem ser simplesmente descartadas. A melhores ideias serão selecionadas (de preferência através de votação) e depois serão adaptadas e aperfeiçoadas para que, delas, possam surgir o material final do processo: adaptações ou novos produtos/serviços.

 

Saiba mais:

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, juntamente com professor do Insper Marcelo Nakagawa, disponibilizou um arquivo com explicações, exemplos e uma folha de rascunho para você exercitar o SCAMPER. Faça o download.

Quer saber mais sobre processos criativos e inovação? Nos acompanhe nas redes:

Facebook // Instagram

 

Agende uma visita e conheça os nossos espaços!

 

REDE+
Salvador/BA

Endereço: Avenida Sete de Setembro, nº 3959, Barra.

(71) 3042-3041

salvador@gruporedemais.com

 

REDE+
Aracaju/SE

Endereço: Praça Getúlio Vargas, nº 063 – São José.

(79) 3022-0711

aracaju@gruporedemais.com

CONTATO

Faça parte da comunidade Rede +e trabalhe em um lugar incrível

Seja um franqueado da Rede+

Faça o seu evento na Rede+

Participedo nosso programa de mentoria

SALVADOR - BA

Av. Sete de Setembro, nº 3959, Barra
(71) 3042.3041

ARACAJU - SE

Praça Getúlio Vargas, nº 63, São José
(79) 3022.0711