Você sabe o que é uma aceleradora de startups? Hoje você entenderá como a aceleração e pré-aceleração funcionam.
Esses termos vêm ganhando cada vez mais popularidade e despertando a curiosidade de muitas pessoas, sobretudo de quem tem uma ideia de negócio, acredita nela, e quer tirar do papel.
Em síntese, podemos dizer que o principal papel das aceleradoras de startups é ajudar na jornada de descoberta e crescimento de um negócio, buscando atingir sucesso com mais velocidade.
No entanto muitos empreendedores não sabem como fazer o negócio deslanchar, e é para suprir esse gap que as aceleradoras existem.
Cada startup está em um nível diferente, com demandas próprias, carências e pontos que precisam ser aperfeiçoados, como saber o melhor momento e opção?
Não se preocupe! Preparamos um compilado para você não se perder nesta jornada!
Afinal, o que faz uma aceleradora de startup?
De fato o boom de startups e do capital de risco nos últimos anos fez com que surgissem novos participantes nos ecossistemas de startups, e um dos principais agentes desse cenário são as aceleradoras.
Essas organizações têm como objetivo apoiar criação e execução de estratégias para fazer um negócio crescer identificando lacunas e deficiências que podem ser contornadas de forma tática para alçar voos maiores.
Mas, se por um lado temos um grande número de apostas e startups sendo iniciadas, por outro temos um cenário de risco latente, afinal, trata-se de negócios em fase de descoberta e com alto grau de incerteza além de muitos empreendedores não estarem preparados para os desafios impostos na jornada para um negócio de sucesso.
Por isso, as aceleradoras de startups apoiam a tração às startups por meio de capacitação, mentorias, parcerias e acesso a investimento.
Ou seja: tem-se como principal objetivo acelerar o ciclo de aprendizagem de empresas jovens inovadoras, comprimindo anos de experiência na prática em apenas alguns meses ou até mesmo semanas.
Aceleração e pré-aceleração: quais as diferenças?
Entre as aceleradoras de startups, devemos distinguir dois trabalhos: o de aceleração e o de pré-aceleração.
Dessa forma, o trabalho de pré-aceleração tem como foco empreendedores que têm uma ideia de negócio e querem tirar do papel.
Assim, fatores como viabilidade, mercado, modelo de negócios, concorrência, capital necessário e eventuais estratégias são avaliados. É justamente por estar presente na vida da empresa enquanto ainda é embrião que o processo é conhecido como pré-aceleração.
Esse serviço é indicado para os empreendedores:
- Que têm uma ideia de negócio;
- Não têm clareza sobre o perfil do consumidor;
- Ainda não faturam com o negócio;
- Não possuem MVP validado;
Já a aceleração, propriamente dita, tem como foco um negócio que está buscando se estruturar, crescer e aumentar capacidade de escala.
Obtendo suporte especializado por meio de mentorias, facilidade em infraestrutura e recursos financeiros, validação de modelo de negócios e outras etapas, o empreendedor foca em ações de estruturação e crescimento.
Os principais objetivos da aceleração incluem:
- Captação de investimento;
- Acesso ao mercado por meio de parcerias estratégicas;
- Promoção ao desenvolvimento profissional do empreendedor;
- Encaixar melhores estratégias para crescimento.
Além disso, o networking proporcionado facilita a conexão para geração de parcerias estratégicas que podem ajudar a fazer um negócio a deslanchar!
A Rede+ atua como aceleradora de negócios, oferecendo tanto a pré-aceleração como aceleração de startups, através de turmas ou com trabalho individualizado e personalizado para seu negócio.