Principalmente em tempos de crise, como a atual pandemia mundial de saúde que enfrentamos, todos os negócios precisam (e buscam) inovar, independente do setor econômico. Diante desta necessidade; é possível inspirar equipes, promover a criatividade, colaboração e pensamento inovador e, de quebra, solucionar desafios do negócio? É possível sim! E a resposta de como fazer isso, pode estar em realizar uma experiência inovadora como hackathons, maratonas, mentorias e programas de formação de empreendedores e aceleração de negócios.
Startups, grandes corporações, governos, empresas e universidades têm explorado estas metodologias e ferramentas para quebrar a inércia organizacional. De tal forma que consigam promover uma cultura guiada por inovações e se reinventar com agilidade neste momento de isolamento social. Nesse sentido, as experiências de inovação no formato online ajudam a acelerar processos de transformação digital, em um caminho de apontar aprimoramentos de produtos/serviços já existentes com um olhar mais criativo, rápido e inovador. Ajudam a pensar soluções diferentes para desafios pontuais de um segmento, não apenas de forma tecnológica, a partir da colaboração, engajamento de equipes internas ou externas à organização.
O que estas experiências em inovação têm em comum? A dinâmica colaborativa de troca e construção compartilhada é capaz de direcionar grupos ou empreendedores individuais a pensar (e aplicar) soluções com rapidez e agilidade, qualidade fundamentais para a geração de valor e sobrevivência sustentável dos negócios atualmente.
Mas, quais experiências inovadoras são estas, e como posso aplicá-las ao meu negócio?
Quer desenvolver a Cultura de Inovação na sua organização? Conheça mais sobre os Programas da Rede+ no nosso site e saiba como inovar no seu negócio!
Engaje e solucione desafios do seu negócio com Hackathons e Maratonas Online
Uma das experiências de inovação mais utilizadas por setores público e privado atualmente é a Maratona ou Hackathon Online. Essas metodologias promovem uma imersão de equipes a fim de solucionar um desafio específico da empresa/organização. Vale diferenciar que se o objetivo da solução tiver um viés tecnológico, esta maratona é um Hachathon*, caso contrário, é uma maratona.
Este tipo de evento se propõe a formar equipes com pessoas das mais diversas áreas. Com o objetivo de criar soluções tecnológicas (ou não) e criativas para determinados desafios do negócio. Em uma intensa maratona toda realizada em plataformas virtuais, com duração de até sete dias de forma colaborativa e/ou em competição.
Startups, grandes corporações, governos, empresas e universidades têm explorado este recurso para quebrar a inércia organizacional e promover uma cultura guiada por inovações. Nesse sentido, as maratonas e hackathons podem também ser adaptadas para acelerar processos de transformação digital, em um caminho de apontar aprimoramentos de produtos/serviços já existentes com um olhar mais criativo e inovador.
Como inovar? Um Hackathon Online pode ser a resposta!
Neste momento de pandemia, por exemplo, realizamos hackathons e maratonas com objetivos específicos de promover soluções para minimizar o impacto do COVID nos negócios. Uma destas experiências foi o Hackathon Online realizado em parceria com o SEBRA BA, com desafio em três eixos: Logística e distribuição, Inserção no mundo digital (comunicação) e Medidas de sobrevivência (finanças, regulamentação e contábil). O evento foi um sucesso, contando com 17 equipes participantes mais de 50 mentores e facilitadores e Demoday ao final do programa. Atualmente estamos na fase piloto deste projeto, acompanhando as quatro soluções selecionados na competição: os negócios de impacto ADA, Beleza In Home, Economizap e Upulo.
Você pode acompanhar o andamento destes projetos na fase piloto aqui!
Como um hackathon te ajuda a inovar na prática:
Estas metodologias estão em destaque no mundo dos negócios na atualidade, ganhando ainda mais relevância em formatos 100% digitais neste momento de isolamento social. De acordo com a lista da Fortune 100, mais de 80% das companhias realizaram ou patrocinaram hackathons. Na lista da Fortune 500, este percentual é de 60% de companhias que investem nesta ferramenta.
Algumas das ideias que surgem nestas experiências já estão aplicadas em produtos e serviços do nosso cotidiano. No Facebook em 2013, por exemplo, foi criado um espaço colaborativo dentro da rede social para compartilhamento de álbum. A opção “Álbum Compartilhado” foi aprimorada e pouco tempo depois passou a fazer parte da rotina dos usuários. Só para ilustrar, outro exemplo de produto que surgiu de uma hackathon foi o Easy Taxi. Em 2011, durante o evento Startup Weekend Rio, Tallis Gomes criou o app que foi pioneiro no segmento dos táxis e opera hoje em mais de 10 países. Bem como, o Boomerang do Instagram, além da linha do tempo e botão Curtir do Facebook também surgiram em maratonas hacker.
Que tal contratar um Hackathon online e solucionar um desafio do seu negócio? Fale com a gente!
Como a aceleração de negócios te ajuda a inovar:
Programas de aceleração visam impulsionar o desenvolvimento de negócios de impacto nos estágios de validação, tração e escala, buscando desenvolver iniciativas sólidas e sustentáveis. Em princípio, junto aos empreendedores e suas respectivas equipes, há um diagnóstico para identificação dos desafios e entender como inovar nesse ambiente. Buscando assim o sucesso do negócio e definição de linhas de atuação e táticas para ativar as áreas prioritárias que requerem maior atenção. Comumente o programa de aceleração de negócios é composto por capacitações, consultorias e mentorias, uma jornada completa desde o desenvolvimento do mindset empreendedor até à escala do negócio e possibilidades de investimento. Assim também é fundamental neste processo o acesso e networking à redes e players de interesse do segmento.
Na Rede+, desenvolvemos uma metodologia exclusiva de aceleração de negócios, elaborada a partir da nossa experiência adquirida ao longo dos anos, que já beneficiou mais de 150 projetos. Nosso próximo programa do Acelera+ inicia na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, em parceria com o Colabore, na cidade de Salvador, onde teremos o desafio de acelerar 15 negócios de impacto social da cidade em diversas áreas. Nosso objetivo é capacitar os projetos com potencial real de se tornarem negócios sustentáveis e de alto impacto; despertando e valorizando a cultura empreendedora da região.
Que acelerar a sua transformação digital? Conheça os nossos serviços!
Mentoria especializada fortalece negócios
Enfim, a última metodologia que compartilhamos aqui hoje é o processo de mentoria especializada para negócios. Há quem pense que mentoria é apenas um aconselhamento ou o repasse de uma experiência profissional, em uma área particular, para um aprendiz. Mas o processo de mentoria é muito mais do que isto: significa motivar e empoderar outra pessoa a identificar seus próprios objetivos e ajudá-la a encontrar soluções para resolvê-los. Sem dúvida, é uma oportunidade das mais importantes na vida de um profissional, em qualquer época ou estágio do negócio. Dessa forma, a mentoria torna-se uma solução estratégica das mais valiosas para enfrentar (e superar) este delicado momento que enfrentamos.
Em síntese, o processo de mentoria consiste em o mentorado encontrar seu mentor para trocar ideias, discutir o desenvolvimento do trabalho e ajustar objetivos e metas. Primeiramente, o mentor olhará para seus desafios e oferecerá uma perspectiva objetiva da situação, ajudando-lhe a manter o foco no que é importante nesse contexto. Encontrar um mentor adequado à sua necessidade e estágio do negócio é uma tarefa muito importante e nesta relação de mentoria, o profissional pode desempenhar vários papéis, que refletem diferentes competências e comportamentos.
O papel que o mentor adota a cada momento depende do seu próprio perfil, das necessidades do empreendedor e da situação em questão. Por isso, o mentor pode (e deve) ser versátil e desempenhar diversas funções como desafiar o mentorado a estar pressupostos e argumentações, aconselhar conhecimento técnico, profissional e empírico na área, promover e encorajar habilidades e comportamentos, exercitar a escuta ativa e empática, motivar, identificar oportunidades, promover networking e fornecer feedbacks construtivos e assertivos do negócio e desafios.
Quer saber mais sobre Mentorias? Fale com a gente!